sexta-feira, 22 de maio de 2020

Dia Do Autor Portugês



DIA DO AUTOR PORTUGUÊS

A 22 de maio comemora-se o Dia do Autor Português. Neste dia todos os autores portugueses nas diferentes áreas artísticas estão de parabéns.
Foi com o propósito de homenagear, valorizar o trabalho e dedicação dos artistas portugueses e destacar a sua importância no desenvolvimento da cultura e do bem-estar da comunidade que se criou esta data em 1982.
Homenageia quem ajuda a sonhar, quem transmite emoções, quem enriquece a nossa cultura e aumenta os nossos conhecimentos.
 Este dia assinala igualmente o aniversário da Sociedade Portuguesa de Autores.
Somos todos convidados a recordar os grandes autores portugueses neste dia ou a conhecer novos autores, desde os talentos emergentes na cena nacional aos talentos mais anónimos.


Como sugestão, deixamos autores portugueses que escrevem para públicos com idades e interesses diversos.





Luísa Ducla Soares nasceu em Lisboa a 20 de julho de 1939. É licenciada em Filologia Germânica pela Universidade Clássica de Lisboa.
Trabalhou de 1979 a 2009 na Biblioteca Nacional onde iniciou a sua atividade realizando uma bibliografia da literatura para crianças em Portugal. 














Mafalda Moutinho nasceu em Lisboa a 14 de fevereiro de 1973. Licenciou-se em Relações Internacionais. Por razões profissionais viajou por muitos países que a inspiraram para a escrita da sua coleção Os Primos.

Esta é uma coleção com um conteúdo baseado em elementos de ficção, mas também de História, Geografia, Biologia… As aventuras são muito atuais e os três primos são personagens com as quais os jovens se identificam, pois lidam com muita tecnologia e recorrem muitas vezes à Internet.




Afonso Reis Cabral nasceu em 1990. É licenciado em Estudos Portugueses e Lusófonos, fez mestrado na mesma área e tem uma pós-graduação em Escrita de Ficção.

 Em 2014, ganhou o Prémio LeYa com o romance O Meu Irmão, que se encontra em tradução em Espanha e já foi publicado no Brasil e em Itália. 
Tem contribuído com dezenas de textos para as mais variadas publicações. Em 2017, foi-lhe atribuído o Prémio Europa David Mourão-Ferreira na categoria de Promessa, e em 2018 o Prémio Novos na categoria de Literatura. No final de 2018, publicou o seu segundo romancePão de Açúcar, com forte acolhimento por parte da crítica. Entre Abril e Maio de 2019, percorreu Portugal a pé ao longo dos 738,5 quilómetros da Estrada Nacional 2, tendo registado essa viagem no livro Leva-me Contigo.












Sem comentários:

Enviar um comentário