Projetos


Projetos de âmbito nacional desenvolvidos pela Biblioteca Escolar, em articulação com os departamentos:

      


- "Leitura em Vai e Vem" - Educação Pré-Escolar (EPE)

- "Já sei ler!" - 1.º CEB

 


Rubricas do Projeto desenvolvidas pela BE

1. Leitura orientada 

Realização de atividades que proporcionem o contacto dos alunos com livros que os motivem e estimulem a prática regular e continuada da leitura e da escrita: uma hora por dia no primeiro ciclo do ensino básico e uma hora por semana no segundo ciclo do ensino básico.

2. Projeto Pessoal de Leitura 

Desenvolvimento de projetos individuais de leitura que explicitem objetivos de leitura e impliquem o contacto com temas comuns em obras, em géneros e em manifestações artísticas diferentes (obras escolhidas em contrato de leitura com o(a) professor(a)).

4. Vou levar-te comigo!

Dinamização periódica de sessões de requisição domiciliária na biblioteca escolar, em articulação com os docentes da turma e com recurso a estratégias motivadoras.

 

   Sobe+ Escovar na Escola


O SOBE+ é um projeto transversal de saúde oral que dá autonomia e liberdade às escolas para cruzar as linguagens da saúde e da educação, promovendo a adoção de comportamentos saudáveis.

O subprojeto Escovar na escola, através do qual a Direção-Geral da Saúde atribui regularmente kits de higiene oral, visa incentivar as escolas e os jardins de infância, que implementam ou desenvolvem projetos de saúde oral, a incluir a escovagem dos dentes efetuada pelos alunos diariamente, em ambiente escolar.

A candidatura ao subprojeto Sobe + Escovar na Escola foi apresentada no presente ano letivo, 2022/20023, em articulação com a ARS Centro - ACES Dão Lafões, que disponibiliza os serviços da sua Higienista Oral para dinamização de atividades nesta área da Saúde.