sexta-feira, 15 de maio de 2020

Dia Internacional da Família




A noção de família foi evoluindo ao longo do tempo...
Em 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 15 de maio como Dia Internacional da Família. Desde então comemora-se este dia, de forma a chamar a atenção para questões que influenciam o dia a dia da Família, e para que se reconheça o papel nuclear da família na sociedade e se incentive a adoção de medidas no sentido de melhorar a sua condição.
As escolas têm vindo a incluir a comemoração deste dia nos seus calendários escolares, de modo a transmitir às crianças/jovens a importância da família para todos nós, enquanto seres Humanos e sociais.

 Hoje temos vários tipos de famílias e todas são fundamentais, para reforçar os momentos de afetividade, proximidade, calor humano, harmonia, amor, carinho. Enfim, sentimentos fundamentais para as crianças/jovens crescerem e se desenvolverem de forma equilibrada.
     

Daniel Sampaio
Psiquiatra conceituado e terapeuta familiar, escreve sobre as famílias, os casais e os jovens dos nossos dias. Nos seus livros, tem dado especial atenção aos comportamentos de risco na adolescência e às questões da escola.



No livro " Do Telemóvel para o Mundo " diz::"Senti que existiam muitas dúvidas dos pais acerca da questão fundamental da adolescência, o equilíbrio necessário entre a autonomia juvenil e o controlo que os pais precisam de exercer. A sociedade de hoje funciona em rede e os jovens estão sempre conectados, o que inquieta os pais. Acresce que continua a haver falta de informação parental sobre questões como a sexualidade, o álcool, as drogas e sobre as novas formas de comunicar."

Sem comentários:

Enviar um comentário