segunda-feira, 18 de maio de 2020

Dia Internacional dos Museus e Dia Internacional do Fascínio das plantas



O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente a 18 de maio, desde o ano de 1977, por proposta do Conselho Internacional de Museus (UNESCO).
Neste dia os museus têm entrada gratuita e o seu horário de funcionamento é alargado com o objetivo de mais pessoas poderem visitar os espaços museológicos, assim como, participar nas variadas iniciativas preparadas para comemorar este dia (divulgadas no site Património Cultural) com concertos, espetáculos de teatro e dança, intervenções musicais, visitas guiadas e encenadas, entre muitas outras, usufruindo os visitantes de experiências atrativas e fora da oferta habitual.
Destaco os Museus Municipais de Viseu onde “Do ambiente contemporâneo da Quinta da Cruz à história do Museu Almeida Moreira. Da tradição da Casa da Lavoura e da Casa da Ribeira à interatividade do Museu do Quartzo. Das descobertas da Coleção Arqueológica à aprendizagem no Centro de Monitorização (CMIA). Há muito para descobrir nos Museus de Viseu!” Acede em



Hoje, também decorre o Dia Internacional do Fascínio das Plantas. A data foi criada em 2012 pela EPSO - European Plant Science Organisation, para celebrar a vida misteriosa e fascinante das plantas.
O Dia do Fascínio das Plantas (Fascination of Plants Day) deseja chamar a atenção para a importância do estudo das plantas na conservação do meio ambiente e na melhoria da agricultura, assim como na produção sustentável de alimentos, sem esquecer a horticultura, silvicultura e produção de bens não-alimentares.
Em Portugal promovem-se diversas atividades relacionadas com plantas, em especial em jardins botânico, estações agronómicas e em campus universitários. Durante o dia, ou ao longo de toda a semana, decorrem seminários, passeios, visitas, distribuição de plantas, venda de plantas, venda de livros, exposições e concursos, para celebrar toda a maravilha da vida das plantas.
Assim, podemos fazer dois em um: aproveitar o dia para fazer uma visita ao museu e dar um passeio pela Natureza para descobrir o fascínio das plantas.



Sem comentários:

Enviar um comentário