terça-feira, 17 de junho de 2025

Diagnose da Fluência Leitora e "À descoberta de Camões"



Nos dia 16 e 17 de junho, enquanto os alunos do 2.º ano, em cada escola do Agrupamento,  realizavam a diagnose da fluência leitora, a equipa da BE desenvolveu com as outras turmas a atividade "À descoberta de Camões", sugerida pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), no âmbito da comemoração dos 500 anos do nascimento deste nosso grande poeta.

Assim, "Camões" visitou, falou e interagiu com os alunos, aludindo a alguns pormenores da sua vida: o "honesto estudo", a perda do olho direito a combater como soldado no norte de África, os seus amores, a sua vida aventureira, o naufrágio no rio Mekong e a salvação do manuscrito de "OS LUSÍADAS", a sua morte, o seu túmulo e o porquê da coroa de louros com que é representado, etc.

Dependendo do ritmo peculiar de cada grupo, foram realizadas tarefas diversificadas, de forma individual ou coletiva, das quais se destacam: a elaboração de um quizz, a leitura resumida e dramatizada da biografia do poeta e mesmo a pintura de algumas das suas caricaturas.

 A propósito do tema, foi realçado o importante papel dos professores do 1.º CEB, no ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa, a língua que Camões usou tão bem e com tanto cuidado e amor!!!

Foi ainda apresentada alguma da sua poesia e lido e explicado o significado do poema” Verdes são os campos…”o qual puderam ouvir na voz da fadista Cuca Roseta, acabando os próprios alunos a cantar, com entusiasmo, o poema referido.

A equipa da BE agradece a todos os intervenientes a colaboração na concretização desta singela homenagem a Camões nos 500 anos do seu nascimento.





Sem comentários:

Enviar um comentário